quinta-feira, 12 de março de 2009

Geração Y


Em Cuba, poucos conhecem a filóloga de 32 anos que ganhou fama internacional ao criticar, desde abril do ano passado, as regras do governo de Fidel e Raúl Castro por meio de um blog. Yoani foi indicada pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do mundo. Pelos meios de comunicação cubanos, estatais, foi possível saber que a lista incluía o presidente da Bolívia, Evo Morales. Nenhuma menção a Yoani.

O blog Geração Y relata o cotidiano de Cuba, critica a falta de limões no mercado, o ensino oferecido na escola a seu filho, a dificuldade em receber correspondência. Questionada uma vez se restou algo de positivo no regime cubano, e ela é taxativa: “O mais positivo é ter vivido uma experiência que nos diz: por aqui, não devemos seguir”.

Yoani sabe que está em um terreno inflamável. Mas continua testando os limites do governo cubano e ignorando os críticos. “Podem usar meu discurso como quiserem, isso não vai mudar o que eu digo. Não escrevo para satisfazer os de Miami ou o Partido Comunista”, diz. É exatamente essa constante tensão entre Yoani e o governo de Fidel e Raúl Castro que torna sua história tão chamativa – e intrigante. Mesmo em um ambiente de guerra fria, Yoani fala o que pensa sem ser presa ou interrogada. Até o fechamento desta reportagem, as represálias que havia sofrido foram bloqueios, supostamente ordenados pelas autoridades, e a recusa do governo em deixá-la ir a Madri.

Para uns, esses episódios confirmam a intolerância dos Castros contra opositores. Para outros, é exatamente o contrário: Yoani é uma prova de que não há censura em Cuba. “O governo não pode controlar o que uma pessoa publica porque esse tema não está regulamentado ainda. Ao contrário do que aconteceu com o material impresso, não há leis que impeçam um cidadão cubano de colocar suas opiniões na internet”, diz Yoani. A rede é uma espécie de zona neutra onde o Estado cubano não controla a informação nem a entrada e saída, ainda que virtual, de seus cidadãos. “No ciberespaço, minha voz pode viajar sem limites, sair e voltar sem pedir licença”.

Nenhum comentário: